sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hãn?!


O que te faz pensar que o mundo é injusto com você?

Desde o nascimento, o ser humano é acostumado a sempre querer ganhar e dificilmente aceita a derrota como parte necessária ao desenvolvimento espiritual.

Seja as notas na escola, os brinquedos do colega, os elogios dos pais, professores e conhecidos, as competições que participa, as provas de vestibular, o emprego tão desejado, o salário e posição de destaque, são os principais objetivos presentes na vida dos seres humanos acostumados a acharem que progressão é sinônimo de ganhar mais.

Tudo isso é um reflexo do que o ser humano tem como base de sua existência: o egoísmo. Era para ser diferente? Se fosse, não aconteceria da forma que acontece com grande parte da população. Então, porque somos assim e como podemos viver com tudo isso em paz?

Acredito que o primeiro passo é verificar e reconhecer sua própria natureza. Faz sentido pra você isto que você está lendo aqui? Se não faz, ignora este amontoado de palavras e segue sua vida maravilhosa cercada de valores humanos que não se sustentam. Aqueles que acabam com o tempo.

Porém, se se reconhece na forma de alguém que move sua vida baseado no 'ganhar mais', creio que algumas palavras poderão te auxiliar a pelo menos refletir sobre esta condição.

Ganhar é problema? Não.

O grande problema é o QUERER ganhar e pior ainda: a capacidade que as pessoas têem de sofrer enquanto estão QUERENDO algo. Pois, a partir do momento que se quer algo e esse querer não é correspondido, surge o momento de contrariedade que levam as pessoas a acharem que o mundo é um puta sacana que só apronta com eles.

Além de tudo, essa forma de pensar e levar a vida é bem contraditória com o que a maioria das pessoas que vivem no mundo pregam: Eu faço as coisas pensando em ajudar o próximo.

Este é o lema de muitos que ainda não se deram conta de que para que ele ganhe, alguém tem que perder! Como podemos falar em ajudar o outro se estamos querendo ganhar o tempo todo?

Por isso, o mundo é do jeito que é. Você vive o mundo que está dentro de você. Sua base de conceitos e valores que acumulou durante toda sua vida, formam a sua perspectiva de enxergar as coisas. Isso que você chama de: Sua vida!

Tudo aquilo que você tem capacidade de perceber com os sentidos do corpo e transformar em algo assimilável à sua mente é um mero reflexo deste poço de ideias chamado: você (eu). Não dá para se enganar. Não adianta se esconder, apesar de tentar fazer isto o tempo todo...

Depois de reconhecer a própria natureza em que está inserido, o próximo passo seria aceitar. Não aceitar no sentido de : "fazer o que né, sou assim mesmo tenho que ser assim e pronto!" Mas sim no sentido de constatar sua condição atual e tentar mudar, se acha que pode e deve mudar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário